Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vanusa

Meu nome é Vanusa Santos Flores, nasci no dia 22/09/1947 na cidade de Cruzeiro, SP.
Sou cantora, compositora e pintora. Apesar de eu ter nascido no Estado de São Paulo, fui criada nas cidades mineiras de Uberaba e Frutal. Aprendi violão muito jovem e com 16 anos passei a atuar como cantora do conjunto de rock-baile Golden Lions.
Em uma de minhas apresentações fui ouvida por Sidney Carvalho, então na agência de propaganda Prosperi, Magaldi & Maia, que me convidou para ir a São Paulo. Fui casada com o cantor Antônio Marcos, com o qual tive uma filha e também com o ator e diretor de tevê Augusto César Vanuci, com quem tive outro filho.

Vou contar agora um pouco da minha carreira artística.
Eu iniciei a minha carreira em 1966, nos últimos tempos da Jovem Guarda, me apresentando na TV Excelsior, concorrente da TV Record, que apresentava o programa Jovem Guarda, cheguei a participar do famoso programa vesperal, apenas em suas duas últimas edições. Em 1966, estreei na televisão me apresentando no programa de Eduardo Araújo, o Bom, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Ainda no mesmo ano, fui contratada pela RCA Victor e fiz sucesso com a canção "Pra nunca mais chorar", de Eduardo Araújo e Carlos Imperial. Em 1968, gravei meu primeiro LP, na RCA Victor, no qual estreei também como compositora, com as músicas "Mundo colorido" e "Perdoa", além de "Eu não quis magoar você", esta em parceria com David Miranda. Depois de 1968 participei de diversos festivais no Brasil e no exterior. Em 1974, ganhei o prêmio de revelação feminina no Festival de Piriapolis, realizado no Uruguai.
Em 1977, gravei o LP "Vanusa 30 anos", no qual interpretei "Lá no pé da serra", de Elpídeo dos Santos e "Problemas", de Mauro Motta e Raul Seixas. Em 1982, gravei "Basta um dia", de Chico Buarque. Em 1985, gravei "Nossa canção", de Pisca e Ronaldo Bastos e "Canção dos amantes", de Renato Teixeira. Em meados da década de 1990, comecei a escrever a minha autobiografia intitulada "Vanusa - a vida não pode ser só isso!", publicada em 1997, pela editora paulistana Saraiva. Ainda em 1997, tive meu show "A arte do espetáculo" gravado e lançado em CD pela RGE. Nos primeiros anos 2000, continuei em atividade, apresentando-me em programas televisivos e shows pelo Brasil. Em 2001, a BMG lançou dois CDs com a regravação de quatro de meus LPs. Em 2005, participei de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, o projeto "Festa de arromba- 40 anos da Jovem Guarda", me apresentado durante todo o mês de agosto, noTeatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, passei também por Brasília e São Paulo, no qual fiz dupla com os Golden Boys, em temporada de 3 dias, alternada com outros expoentes da Jovem Guarda, que também se apresentaram em duplas, como Erasmo Carlos e Wanderléa, Jerry Adriani e Waldirene, Wanderley Cardoso e Martinha.

Vou mostras algumas de minhas obras:

• Escolha é sua (c/ Vannucci e Daltony Nóbrega)

• Arco-íris o Castigo (c/ Daltony)

• Descoberta (c/ Sérgio Augusto)

• Droga maldita (c/ Marcio Antonucci)

• Espelho (c/ Sérgio Sá)

• Estradas e bandeiras (c/ Daltony Nóbrega)

• Eu não quis magoar você (c/ David Miranda)

• Eu sei viver sozinha (c/ Juca)

• Mágica loucura (c/ Augusto César Vannucci)

entre muitas outras.

Algumas das minhas discografias:

• Vanusa (1968) RCA Victor LP

• Vanusa (1969) RCA Victor LP

• Vanusa (1971) RCA Victor LP

• Trinta anos (1977) Som Livre LP

• Primeira estrela (1982) RCA Victor LP

• Cheiro de luz (1988) Discoban LP

• Vanusa 2 LPs em 1 CD Volume 2 (2001) BMG CD

Falei apenas um pouco da minha vida e da minha carreira, espero que você tenha gostado. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário