Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Elis Regina


Meu nome é Elis Regina Carvalho Costa, nasci em Porto Alegre, 17 de Março de 1945 e sou uma cantora brasileira. Começei a minha carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego. E muito jovem, aos 16 anos, lancei o meu primeiro LP da carreira.

Em 1960 fui contratada pela Rádio Gaúcha, e em 1961 viajei ao Rio de Janeiro, onde gravei meu primeiro disco, Viva a Brotolândia.

Em 1964 (ano marcado pela minha agenda lotada de espetáculos no eixo Rio-São Paulo), assinei um contrato com a TV Rio para participar do programa Noites de Gala.

Participei do espetáculo Fino da Bossa organizado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que ficou conhecido também como Primeiro Demti-Samba, dirigido por Walter Silva, no Teatro Paramount, atual Teatro Abril (São Paulo). Ao final do mesmo ano (1964) conheci o produtor Solano Riberio, idealizador e executor dos festivais de MPB da TV Record. Foi nesse ano também que recebi a prospota de apresentar o programa O Fino da Bossa, ao lado de Jair Rodrigues. O programa, gravado a partir dos espetáculos e dirigido por Walter Silva, ficou no ar até 1967 (TV Record, Canal 7, SP) e lancei três discos de grande sucesso: um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias.

O estilo musical interpretado ao longo de minha carreira percorria assim o "fino da bossa nova", firmando-se como uma das maiores referências vocais deste gênero. Aos poucos, o estilo MPB, pautado por um hibridismo ainda mais urbano e 'popularesco' que a bossa nova, distanciando-se das raízes do jazz americano, seria mais um estilo explorado.

Na década de 1960, participei do especial Mulher 80 (Rede Globo); a proposta do programa era exibir uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade desde então.

Em 1968, em uma viagem à Europa, lancei-me no eixo musical internacional, conquistando grande sucesso.

Foi eu quem lançou boa parte dos compositores até então desconhecidos. Um dos meus adimiradores, Milton Nascimento, me elegeu musa inspiradora e o mesmo dedicara a mim inúmeras composições.

Durante os anos 70, aprimorei-me constantemente a técnica e domínio vocal, registrando em discos de grande qualidade técnica parte do melhor da sua geração de músicos.

Agradeço a todos que me apoiaram, e que confiaram no meu talento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário