Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Chico Buarque

Chico Buarque

Olá, meu nome é Francisco Boarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Boarque, ou para os mais velhos, Toninho da Adelaide. Nasci no Rio de Janeiro em 19 de Junho de 1944, sou músico, dramaturgo e escritor, ganhei vários prêmios por livros e músicas.


Me casei e divorciei com a atriz Marieta Severo, com quem tive três filhas:  Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. E sou irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.

Sai da faculdade para me dedicar a carreira artística, tudo estava bem, até o dia em que os militares chegaram ao poder, tudo foi censurado, fazia principalmente múscias que criticavam a ditadura, para passarem na censura eu precisei fazer criticas indiretas e ainda inventar um apelido: o famoso Toninho da Adelaide, isso facilitava que as minhas músicas passassem pelos militares.

Em 1985, participei do Nordeste Já, que tinha como meta acabar com a seca, reunimos 155 cantores e fizemos uma linda música.

Ao longo dos anos vários intérpretes das minhas músicas foram surgindo, mas o estranho foi que a maioria eram mulheres, interpretando, principalmente, as músicas: ''Olhos nos Olhos'', ''Teresinha'', ''Atrás da Porta'', ''Folhetim'' etc.

Muito obrigado, até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário