Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Beth Carvalho

Olá! Meu nome é ELIZABETH SANTOS LEAL DE CARVALHO sou nascida no Rio de Janeiro, no dia 5 de maio de 1946. Sou filha de João Francisco Leal de Carvalho e Maria Nair Santos Leal de Carvalho, e irmã de Vânia Santos Leal de Carvalho. Meu contato com a música foi incentivado pela minha família, ainda na infância. Aos oito anos, ouvia emocionada as canções de Sílvio Caldas, Elizeth Cardoso e Aracy de Almeida, grandes amigos de seu pai. Minha avó Ressú, tocava bandolim e violão. Nas festinhas e reuniões musicais dos anos 60, surgiu eu, a cantora Beth Carvalho, influenciada por tudo isso e pela Bossa Nova.
Em 1965, gravei meu primeiro compacto simples com a música “Por quem morreu de amor”, de Menescal e Bôscoli. Em 66, já envolvida com o samba, participei do show “A Hora e a Vez do Samba”, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela.

Em 1979, me casei com Edson de Souza Barbosa, craque do futebol brasileiro, que participou da Copa do Mundo de 66 e um grande amante do samba. Em fevereiro de 1981 me tornei mãe de uma menina linda a quem Edson deu o nome de Luana. Hoje, Luana Carvalho é atriz e cantora, e ganha aos poucos o seu merecido espaço. Pra mim, ser mãe foi e é a coisa mais importante que já aconteceu na minha vida.

Até hoje consegui conquistar 6 Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro, 9 de Platina, 1 DVD de platina, centenas de troféus e premiações diversas.
Em 2004, finalmente gravei meu primeiro DVD “Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”, que lhe rendeu um disco de Platina. O CD que saiu junto foi disco de ouro e indicado ao Grammy Latino de 2005 como melhor álbum de samba.
Em 2007, lançei pelo selo Andança, o CD/DVD “Beth Carvalho canta o Samba da Bahia”, com um repertório de sambas de compositores baianos, de diferentes gerações. O DVD foi gravado pela Conspiração Filmes em agosto de 2006, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Entre os convidados , estavam Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Olodum, Riachão, Danilo Caymmi, entre outros. O DVD traz ainda um histórico documentário sobre o samba de roda da Bahia.

Bom pessoal, vou ficando por aqui! Um beijo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário