Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Gilberto Gil


Quem sou eu???
Eu sou Gilberto passos Gil Moreira


Eu nasci 26 de junho de 1942 em Salvador, Bahia, eu fui o primeiro filho de José Gil Moreira q era meu pai, ele era médico, e de minha mãe Claudina Passos Gil Moreira, professora primária.

Eu escrevi meus primeiros poemas em 1959, a maioria metrificados e influenciados pela minha leitura (românticos como Castro Alves e Gonçalves Dias, parnasianos como Olavo Bilac) no campo da poesia até então; um deles, Triste serenata, com alguns versos substituídos, ai mais pra frente fiz uma musica com ela.

Eu virei,acordeonista, comecei tocando na banda, Os Desafinados, conjunto instrumental que se apresenta em festas de aniversário, escolas e sedes de clubes de Salvador e no qual eu toquei até 1961.tive muita influencia de João Gilberto e da bossa nova, então comecei a tocar e a estudar violão; até ter o meu, usei o da minha irmã.
Depois de terminar a terceira série colegial, prestei o exame de vestibular para a faculdade de engenharia e não consegui passar, fiz um ano de preparação para vestibular (cursinho), agora para tentar a faculdade de administração de empresas, em 1961 Comecei a cursar a faculdade de administração de empresas da Universidade da Bahia. Adotei o violão como o meu instrumento, depois de ganhar um de minha mãe.

Em 1962 defini minhas primeiras canções ao violão – minhas primeiras bossas -, nas quais vinha trabalhando anteriormente. Comecei a compor jingles e a tocar em gravações de jingles. Fiz minhas aparições iniciais na televisão, num programa musical da TV Itapoã, JS comanda o espetáculo, onde continuarei se apresentando nos dois anos seguintes.

Conheci e passei a namorar Belina de Aguiar (nascida em Salvador, em 26 de maio de 1938; bancária a época, mais tarde se tornará professora universitária). Fui nomeado fiscal do imposto aduaneiro, função que exercerei por mais dois anos.

Em 1964,Junho eu, Caetano, Bethânia, Gal (ainda Maria da Graça, a época) e Tom Zé fizemos o show Nós, por exemplo, que inaugura o Teatro Vila Velha, de Salvador; com direção geral de João Augusto, o espetáculo tem ainda as participações de Alcyvando Luz, Antonio Renato e Djalma Correa, e traz em seu repertório bossas, canções de Dorival Caymmi e dos compositores participantes.

7 de setembro Nós, por exemplo volta a ser apresentado no Teatro Vila Velha.

Bom se eu for contar toda a minha historia ficaria aqui falando por dias, dei alguns relatos mais importantes, espero que tenham gostado.

Lucas Gomes Pacheco 9M2

Nenhum comentário:

Postar um comentário